Vacinação nas unidades de saúde termina nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira (1) a campanha de vacinação nas unidades de saúde de Brusque contra o vírus Influenza (H1N1), responsável pela gripe A. Segundo o secretário de saúde, Luiz Fernando Sanni, a cidade alcançou 107% da meta estipulada pelo ministério da saúde, ou seja, das 13.565 vacinas, foram aplicadas 14.511 unidades.
Os dados foram divulgados restando um dia para o término da campanha, que segundo o secretário, teve grande procura por conta doas últimos casos confirmados de gripe A em Brusque. Para Sanni, nas unidades de saúde não foram registradas filas ou tumultos, porque a vacinação tinha como alvo os grupos de risco, ou seja, idosos, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas.
As unidades de saúde vacinaram mais pessoas que a meta estipulada pelo governo federal por conta das vacinas enviadas pela regional de saúde. De acordo com a necessidade, a regional enviava mais unidades para os postos de saúde, o que garantiu uma tranquilidade no processo.
Ainda segundo o secretário, com relação aos casos confirmados em Brusque de gripe A, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente o Tamiflu, medicação indicada para casos de H1N1 para os hospitais e unidades de saúde. Porém, tal correria em busca de vacinas não aconteceria na avaliação de Sanni caso a população procurasse a vacina antes da queda nas temperaturas.


